País

Exames do 9.º ano vão ser realizados em papel este ano

Segundo o Governo, o intuito é o de garantir equidade a todos os alunos, enquanto as provas de aferição continuam a ser realizadas em formato digital.

Loading...

As prova finais do 9.º ano vão realizar-se este ano em papel para garantir equidade a todos os alunos, enquanto as provas de aferição continuam a ser realizadas em formato digital, anunciou esta quinta-feira o Governo.

Em comunicado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação diz que o Governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Nacionais do 9.º ano em formato digital, como estava previsto.

Por isso, estes exames serão realizados este ano, excecionalmente, em formato papel.

Já as provas de aferição, continuam a ser realizadas em formato digital, "reafirmando o compromisso do atual Governo com a transição digital".

Também o primeiro-ministro explicou, no Parlamento, que as provas finais do 9.º ano vão ser realizadas em papel por terem sido "identificadas graves falhas na disponibilização de equipamento informático", mantendo as provas de aferição em formato digital.

"Tendo sido identificadas graves falhas na disponibilização de equipamentos informáticos, na sua manutenção e na conectividade das escolas para garantir que os alunos pudessem realizar as avaliações em igualdade de oportunidades neste ano letivo (13.639 alunos do 9º ano não receberam o Kit digital-portátil, pen de dados e acessórios), o Governo decidiu pela sua realização em papel, de forma excecional, neste ano letivo", disse.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do