Mundo

Fenómeno El Niño terminou mas pode surgir o La Niña

O fenómeno El Niño, formou-se em meados do ano passado, após três anos do fenómeno La Niña, e agravou as vagas de calor, secas e chuvas fortes.

Fenómeno El Niño terminou mas pode surgir o La Niña
Guido Dingemans, De Eindredactie / Getty Images

O Centro Meteorológico da Austrália afirmou esta terça-feira que o fenómeno climático El Niño terminou, no entanto garante não ter a certeza se o fenómeno La Niña se irá formar ou não no final do ano, como está previsto por alguns meteorologistas.

"O El Niño terminou", declarou o Centro Meteorológico da Austrália, depois do fenómeno meteorológico que agravou as vagas de calor, secas e chuvas fortes se ter formado em meados do ano passado, após três anos de fenómeno La Niña.

O ciclo entre os dois fenómenos, El Niño e La Niña, é extremamente importante para os agricultores de todo o mundo.

O El Niño traz geralmente um clima mais quente e seco para o Leste da Austrália e Sudeste Asiático e condições mais húmidas para as Américas, enquanto um La Niña tem o efeito oposto.

São as temperaturas mais elevadas da superfície do mar no Pacífico central e oriental que provocam o El Niño e as temperaturas mais baixas a conduzir ao La Niña.

De acordo com a Reuters, o centro meteorológico garante que a superfície do mar tem vindo a arrefecer desde dezembro e os indicadores oceânicos e atmosféricos mostram agora que o El Niño já terminou.

"Os modelos climáticos indicam que o ENSO provavelmente continuará neutro até pelo menos julho de 2024 ", afirmaram, usando o nome formal, El Niño Southern Oscillation, que descreve a mudança entre as duas fases.

Embora alguns modelos climáticos prevejam o fenómeno La Niña no final deste ano, ainda não há certezas se isso vai realmente acontecer e por isso os especialistas pedem alguma cautela sobre as previsões.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do