50 anos do 25 de Abril

50 anos depois, Largo do Carmo voltou a encher para reviver o 25 de Abril

De telemóveis na mão, quem esteve no Largo Carmo neste dia que a liberdade em Portugal celebra 50 anos, quis registar a recriação de um dos momentos que levaram à conquista da liberdade.

Loading...

No Largo Carmo, marcado pela revolução, estiveram nesta quinta-feira, centenas de pessoas. Quiseram visitar o quartel que há 50 anos estava cercado pelos militares e assistir à chegada das viaturas militares da época que recriaram parte da história.

Depois de asseguradas as posições no Terreiro do Paço, quem estava à frente da operação militar, Salgueiro Maia, recebeu ordens para subir até o Largo do Carmo, onde se encontrava Marcelo Caetano. Este fragmento da história, que levou à queda da ditadura, foi relembrado, meio século depois.

A abrir caminho entre a multidão ia a "Bula", a chaimite mais emblemática da coluna militar, e o oficial que a comandou há 50 anos. Outras das pessoas que aqui estiveram em 74, viu os militares a cercarem o Carmo e, fugindo aos factos, terá dito aos soldados das GNR que a situação era pior do que pensavam.

De telemóveis na mão, quem esteve no Largo Carmo quis registar a recriação de um dos momentos que levaram à conquista da liberdade.

E serão agora as gerações mais novas que terão nas mãos o futuro das conquistas do passado.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do