País

Ministra da Saúde garante que Governo está a trabalhar em plano estratégico para o verão

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que esteve este domingo de manhã no Hospital de São João, não quer ver repetido o cenário do ano passado.

Loading...

A ministra da Saúde diz que o Governo está a trabalhar para ter um plano de saúde estratégico para o verão. Ana Paula Martins, que esteve este domingo de manhã no Hospital de São João, não quer ver repetido o cenário do ano passado.

As urgências de obstetrícia têm sido uma dor de cabeça para quem gere a saúde, em particular durante o verão.

O assunto veio para cima da mesa durante a visita da ministra ao Hospital de São João para inaugurar a requalificação das instalações do serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia.

Há um ano, a falta de recursos foi notícia pelas piores razões: fecho temporário de várias urgências, grávidas a queixar-se de falhas no atendimento e os médicos com muitas horas extra de trabalho.

"Temos que ter condições já neste verão para ter respostas diferentes e é isso que, neste momento, o Governo tem como prioridade máxima, além do plano de emergência que responde também a outras coisas, garantir. Sim, o Governo está a trabalhar neste plano", garante a ministra da Saúde.

30 dias é o tempo que o grupo de trabalho liderado pela ministra da Saúde tem para apresentar o plano de emergência, que inclua também a estrategia de verão.

Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, alerta que se já é dificil garantir escalas nos serviços de urgência durante o ano em alturas mais criticas, como são os meses de julho e agosto, o problema assume para uma dimensão ainda maior.

A entrega só nesta altiura da responsabilidade de desenhar a estratégia de verao à equipa que está encarregue pelo plano de emergência .acontece depois da ministra se ter deparado com a ausência de qualquer planeamento e da recusa do director executivo demissionario do SNS em assumir a elaboração do documento.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do