Economia

Custos de construção aumentaram 1,9% em janeiro

Construir casas novas está mais caro este ano. Há quem precise de ajuda dos pais para a entrada, outros não conseguem sequer sair de casa dos pais.

Loading...

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,9% em janeiro face ao mesmo mês de 2023, mais 0,2 pontos percentuais do que em dezembro.

Segundo a estimativa divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais desceu, mas o custo da mão de obra subiu, por isso construir casas de raiz torna-se mais difícil este ano.

Há quatro anos, Catarina Madeira ainda foi a tempo de comprar uma casa nova, contando com ajuda dos pais e sogros para a entrada.

No ano passado, o casal conseguiu fixar as taxas de juro no crédito à habitação, antes da subida das taxas Euribor. “Se calhar hoje em dia já não seria uma possibilidade”, admite.

Nem todos tiveram a mesma sorte. Francisco Correia vive há 39 anos numa casa alugada. “Este mês e aumentaram 20 e tal euros na renda”, lamenta.

“Está complicado. A malta nova quer comprar casa, mas não pode, os ordenados são muito baixos.”

É o caso do filho de Francisco Correia, que aos 35 anos continua a viver na casa dos pais.

De acordo com os dados do INE, em janeiro, face ao mesmo mês de 2022, o preço dos materiais apresentou um decréscimo de 0,9% e o custo da mão de obra um aumento de 5,7%.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do