Economia

Avaliação das casas: valor aumentou para novo máximo em março

A avaliação bancária das casas aumentou 20 euros por metro quadrado em março, para 1.580 euros. É a maior subida em mais de um ano. Perante a crise na habitação, o setor imobiliário acredita que a solução passa por construir mais casas em terrenos cedidos pelo Estado.

Loading...

Trata-se do valor mediano da avaliação bancária, ou seja, um valor intermédio entre a avaliação mais alta e a mais baixa. Será com base nesta avaliação que os bancos decidem qual o montante que vão emprestar na hora de comprar casa. Em março, segundo o INE, a avaliação por metro quadrado subiu 20 euros para 1.580 euros face ao mês anterior.

Apesar do ligeiro abrandamento antes do final do ano passado, o preço por metro quadrado da avaliação bancária está a subir desde janeiro. Um novo máximo histórico que, para a imobiliária nacional Remax, só se resolve com mais oferta de casas e a redução do IVA.

A falta de casas já é problema reconhecido pela classe política e já alastrou um pouco por toda a Europa. Para os profissionais da venda de casas, o Estado pode ter um papel importante.

Foram avaliadas mais de 30 mil habitações pelos bancos. O aumento mais expressivo foi sentido na região Norte, enquanto a Madeira registou uma descida na avaliação bancária.

O valor das casas está a atingir recordes em Portugal?

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do