País

Reuniões na Saúde com balanço positivo das ordens profissionais

A semana começou com mais uma ronda de reuniões no Ministério da Saúde. Na manhã desta segunda-feira, Ana Paula Martins recebeu quatro ordens profissionais, que apresentaram várias propostas para melhorar o SNS.

Loading...

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, sentou-se esta segunda-feira à mesa para receber veterinários fisioterapeutas, biólogos e psicólogos, em mais uma ronda de reuniões, e foi elogiada pela disponibilidade para negociar.

Para a Ordem dos Psicólogos, a maior urgência é aumentar o número de profissionais. Dos mais de 25.000 inscritos, apenas 1.000 estão no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os prazos definidos pelo anterior Governo para contratar mais ficaram aquém e a promessa está agora deste lado

“As garantias dadas é de que há um compromisso de que é necessário reforçar o número de psicólogos no SNS, nomeadamente nos centros de saúde”, afirmou o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues.

Para a Ordem dos Veterinários, um passo importante seria fixar mais profissionais e valorizar a profissão. A ordem deixa um apelo ao Governo para diminuir o IVA dos serviços de medicina veterinária.

“Somos a única medicina discriminada negativamente em termos fiscais”, disse o Bastonário da Ordem dos Veterinários, Pedro Fabrica.

Na lista de prioridades apresentas pela Ordem dos Fisioterapeutas está a resolução dos problemas dos utentes no acesso aos cuidados de fisioterapia. Do lado da Ordem dos Biólogos, o principal objetivo é a valorização das carreiras.

Balanço positivo

De um modo geral, tanto estas ordens, como as ouvidas na semana passada, fizeram um balanço positivo das reuniões e elogiaram a disponibilidade do Governo para negociar.

Estão previstas mais reuniões para os próximos meses.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do