Vídeo

Número de carros nas estradas de Portugal bateu recorde em 2023

O movimento nas estradas disparou no ano passado. Os dados do instituto de mobilidade revelados esta manhã mostram que nunca houve tantos carros circular

Loading...

Nunca houve tantos carros a circular em Portugal como em 2023, registando-se um aumento de 8,2% do tráfego quando comparado com o ano anterior. Os dados são do Instituto da Mobilidade e dos Transportes que confirmam um novo recorde e os especialistas acreditam que a tendência se vai manter.

Apesar de não existirem informações de todas as vias do país, como indica o jornal Público, o IMT usou como referência o volume de viaturas nas autoestradas para avaliar a situação.

Em média, por dia, registaram-se cerca de 22 mil veículos em cada autoestrada nacional.

A dispersão territorial e a saída das pessoas dos centros das cidades são algumas das razões para uma maior utilização do carro. Para Filipe Moura, engenheiro, é importante a existência de uma oferta alargada de transportes públicos, mas só isso não chega. É preciso também uma mudança de comportamentos.

Filipe Moura considera que, apesar de Portugal estar no bom caminho no que respeita ao investimento na rede pública de transportes, a tendência para o aumento do volume de carros deverá manter-se nos próximos anos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do