Retratos de Abril

Ferreira de Castro, o escritor que trabalhou no duro no Brasil para escrever “A Selva”, livro que poderia ter-lhe dado o Prémio Nobel

José Ferreira de Castro nasceu no longínquo ano de 1898 e emigrou, como tantos outros, para o Brasil quando tinha 12 anos. Foi seringueiro, um duro trabalho, quase escravo, de extrair borracha por horas a fio sob um calor abrasador. A sua sorte foi saber ler, escrever e fazer contas. Autor de obras incontornáveis como “A Selva”, candidato ao Prémio Nobel, contestador do Estado Novo e jornalista: oiça aqui a imensa vida de Ferreira de Castro no podcast Retratos de Abril

Qual o percurso deste escritor marcante, que um dia acusou o regime ditatorial de ser “inimigo da classe intelectual” e morreu cerca de um mês depois do 25 de Abril?

Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.

Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.

Em 25 episódios é contada a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.

Este podcast especial do Expresso conta com guiões escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos. Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do