País

Marcelo visita Tarrafal para recordar presos políticos

De visita a Cabo Verde, o Presidente da República vai participar numa cerimónia no antigo campo de concentração do Tarrafal. Os presidentes de Angola e Guiné-Bissau também vão estar presentes.

Marcelo visita Tarrafal para recordar presos políticos
Nuno Veiga/Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa participa, esta quarta-feira, nas comemorações dos 50 anos da libertação dos presos políticos do campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

O Presidente da República está numa viagem de três dias a Cabo Verde, na sequência das comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

O Tarrafal foi uma prisão que esteve em funcionamento de 1935 a 1974, durante o período do Estado Novo. Servia de colónia penal, para onde eram levados os opositores ao regime.

Loading...

Marcelo Rebelo de Sousa participa nas cerimónias para assinalar a libertação de presos políticos, para lembrar o que era o campo de concentração do Tarrafal.

Os presidentes de Angola e da Guiné-Bissau também estarão presentes na cerimónia. Recorde-se que Cabo Verde quer candidatar o antigo campo de concentração do Tarrafal à UNESCO até 2026, num processo que envolve Portugal, Angola e Guiné-Bissau.

Também Luís Fonseca, um sobrevivente da colónia penal do Tarrafal, vai participar nas cerimónias.

Marcelo Rebelo de Sousa não é o primeiro líder político português, em democracia, a visitar o Tarrafal. No passado, também Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e António Costa visitaram o local.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do