Retratos de Abril

Nuno Teotónio Pereira, o arquiteto que foi preso por quatro vezes e que acreditava em cidades com espaços verdes e sem especulação

Lisboa, capela do Rato, 31 de dezembro de 1972. Centenas de pessoas concentraram-se em reflexão e protesto contra a continuação da guerra colonial: Nuno Teotónio Pereira, Fernando Pereira de Moura, e o estudante liceal Francisco Louçã, então com 16 anos, eram alguns dos participantes. A polícia cercou o local e, como ninguém arredou pé, entrou na capela e fez inúmeras prisões. Foi a quarta vez que o arquiteto Nuno Teotónio Pereira foi preso, só libertado após o 25 de Abril. Esta é a sua biografia no podcast especial Retratos de Abril

Quem foi este arquiteto, sobrinho de uma figura relevante do regime ditatorial, que começou a aproximar-se da oposição democrática quando entrou na faculdade de Belas Artes, integrou o grupo dos católicos progressistas, esteve preso por quatro vezes antes do 25 de Abril, e defendia uma arquitetura e cidades para todos, com espaços verdes e sem especulação imobiliária?

Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.

Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.

Em 25 episódios é contada a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.

Este podcast especial do Expresso conta com guiões escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos. Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

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