País

Eleições europeias: cadernos eleitorais vão ser digitalizados

Os cadernos eleitorais vão passar a ser digitais. Um passo importante para combater a abstenção, que nas últimas eleições europeias, rondou os 70%.

Loading...

Os cadernos eleitorais vão passar a ser digitais. Será um passo importante para combater a abstenção. Desta forma, vai ser possível simplificar o voto em mobilidade no dia das eleições europeias.

Nas últimas eleições europeias, a abstenção rondou os 70%. Este ano, para incentivar a ida às urnas, os portugueses terão duas ajudas: o voto antecipado, que permite votar uma semana antes; e o voto em mobilidade, que possibilita votar em qualquer mesa de voto, sem registo prévio, em território nacional, no dia 9 de junho. Isso será possível graças à digitalização dos cadernos eleitorais.

Se optar pelo voto em mobilidade, basta chegar a qualquer mesa de voto e entregar o documento de identificação. O sistema digital identificará e confirmará que o voto entra na urna.

No entanto, com os dados de cerca de 9 milhões de eleitores a circular, podem surgir problemas técnicos. A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna é a responsável, e por isso, vai disponibilizar para todas as assembleias de voto um técnico de informática para garantir que qualquer problema seja resolvido.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do