País

Ativistas pelo clima bloqueiam Segunda Circular em hora de ponta

Os ativistas sentaram-se no chão e seguraram um cartaz a apelar ao fim dos combustíveis fósseis. De seguida, os jovens ocuparam a berma da estrada e a ponte pedonal que atravessa a Segunda Circular.

Ativistas ambientais pendurados na ponte pedonal do Segunda Circular cortaram três das quatro faixas de trânsito no sentido Benfica-Aeroporto, em Lisboa
Ativistas ambientais pendurados na ponte pedonal do Segunda Circular cortaram três das quatro faixas de trânsito no sentido Benfica-Aeroporto, em Lisboa
Antonio Pedro Santos

Dez ativistas do grupo Climáximo bloquearam o trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, em frente à sede da Galp, esta terça-feira de manhã. Os ativistas sentaram-se no chão da estrada e seguraram um cartaz com a frase: “Estão a destruir tudo o que tu amas”.


Loading...

Dois ativistas penduraram-se com cordas na ponte pedonal e seguraram uma faixa com a mensagem: “O Governo e empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta”.

Loading...

Após a chegada da Polícia de Segurança Pública (PSP) ao local, alguns ativistas ambientais que participavam no protesto foram detidos.

"Vários ativistas foram levados do local pela PSP, enquanto os bombeiros foram chamados para remover os ativistas pendurados", refere o movimento Climáximo, em comunicado enviado para as redações.

Protestos intensificam-se em Portugal

Na semana passada, um grupo de ativistas pelo clima atirou tinta vermelha contra a fachada da FIL, em Lisboa, onde decorria o evento World Aviation Festival. Os manifestantes protestaram durante uma conferência com a participação do CEO da TAP, Luís Rodrigues, e do presidente executivo da ANA, Thierry Ligonniere.

Na mesma semana, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, foi atacado com tinta verde durante a CNN Portugal Summit, evento que decorreu em Lisboa.

A ação de protesto foi reivindicada pelo grupo de estudantes "Primavera das Ocupas - Fim ao Fóssil", que partilhou imagens do momento nas redes sociais.

Artigo atualizado às 10:58.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do