Mundo

Dos Brasil, aos EUA e à Indonésia: cheias afetam várias regiões do mundo

Do Brasil, aos Estados Unidos e à Indonésia, as chuvas torrenciais dos últimos dias estão a obrigar as autoridades de vários países a decretar o estado de emergência.

Loading...

Várias regiões do mundo estão a ser afetadas por cheias que já mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares de desalojados. Do Brasil, aos Estados Unidos e à Indonésia, as chuvas torrenciais dos últimos dias estão a obrigar as autoridades de vários países a decretar o estado de emergência.

As águas do Guaíba, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, atingiram o valor mais alto de sempre, na noite passada.

Segundo os serviços brasileiros de recursos hídricos, há um sério risco dos diques de proteção não conseguirem aguentar a pressão e rebentarem, o que significaria ainda mais cheias numa região onde já há milhares de quilómetros quadrados inundados.

Há dezenas de estradas e pontes cortadas e o Aeroporto Internacional de Porto Alegre suspendeu os voos por tempo indeterminado.

Após cinco dias de chuva torrencial, o nível das águas não está a baixar, o que é atribuído, sobretudo, à direção do vento, que não está a empurrar a corrente para o mar, e à sobrecarga nos muitos afluentes que desaguam na bacia do Guaíba.

A proteção civil brasileira diz que há mais de 32 mil pessoas desalojadas.

Também no Texas, nos Estados Unidos, foi decretado o estado de calamidade, por causa do temporal que está a provocar inundações em várias zonas do sul.

As autoridades deram ordem de evacuação para as áreas mais atingidas.

Em alguns locais do Texas, os rios subiram mais de 20 metros acima dos valores normais para esta altura do ano.

Na Indonésia, as equipas de busca e resgate continuam à procura das dezenas de pessoas que estão desaparecidas.

As chuvas torrenciais já fizeram 15 vítimas mortais e deixaram milhares de desalojados, no sul do país.

Pelas primeiras contas, feitas pelo governo local, há, pelo menos, 1.900 casas que ficaram destruídas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do