Desporto

FC Porto "não vai entregar" o clássico com o Sporting "de mão beijada"

Domingos Paciência reconhece que "o atual momento está muito a favor do Sporting", clube que treinou durante a época de 2011/12, mas frisou "a forma de atuar do FC Porto perante estes jogos".

FC Porto "não vai entregar" o clássico com o Sporting "de mão beijada"
Gualter Fatia

O Sporting é uma equipa "completamente motivada" com a perspetiva de conquistar o título da I Liga de futebol, mas o FC Porto "não vai entregar" o clássico "de mão beijada", advertiu hoje o treinador Domingos Paciência.

O antigo jogador dos 'dragões' reconheceu que "o atual momento está muito a favor do Sporting", clube que treinou durante a época de 2011/12, mas frisou, em declarações à agência Lusa, "a forma de atuar do FC Porto perante estes jogos".

"É natural que o Sporting seja, nesta altura, uma equipa completamente motivada, perante um FC Porto que já não tem chances de alcançar o título, mas não vai querer entregar de mão beijada o jogo", comentou Domingos Paciência.

Para o treinador, atualmente sem clube, "a equipa de Sérgio Conceição já habituou" os adeptos a esse tipo de compromisso e isso ficou demonstrado no clássico anterior, frente ao Benfica, que os portistas venceram por 5-0.

"Temos um exemplo bem recente do que aconteceu no último FC Porto-Benfica, para a I Liga, em que o FC Porto estava longe de pensar que poderia golear o Benfica e o fez. Isto para dizer que o FC Porto, nestes momentos, supera-se e consegue fazer grandes jogos", recordou.

Clubes atravessam momentos distintos

O momento dos dois clubes distingue-se, também, pelo estado de espírito dos adeptos, com os do FC Porto a viverem "um momento diferente na história do clube", uma vez que, "se calhar, nunca o presidente Pinto da Costa teve umas eleições com esta relevância", mas isso não terá reflexos nos jogadores.

"São profissionais e sabemos perfeitamente que há jogos em que, quando se entra em campo, o nosso pensamento, a concentração é muito grande em termos do que quero fazer e provocar no jogo. E isso passa ao lado daquilo que está a acontecer fora das quatro linhas", comentou o antigo avançado dos 'dragões'.

Já o Sporting pode ter uma motivação adicional, uma vez que uma vitória no clássico pode valer o título, se o Benfica perder com o Sporting de Braga, no sábado.

"Toda a gente, pelo menos quem luta para ser campeão, sabe perfeitamente que é um ano de muitos sacrifícios, muitas horas de trabalho, e é natural que os jogadores estejam supermotivados e queiram alcançar esse objetivo quanto antes", admitiu.

Diferença entre as equipas deve-se (também) aos pontas de lança?

Além do percurso no campeonato, as duas equipas também divergiram na posição de ponta de lança, aquela em que Domingos 'faturou' 152 golos em 12 épocas ao serviço dos 'azuis e brancos'.

No FC Porto, Taremi perdeu algum fulgor, especialmente na segunda metade da época, momento a partir do qual Evanilson começou, finalmente, a afirmar-se.

"O Taremi teve lesões, teve a seleção, alguma irregularidade no seu jogo. O Evanilson aproveitou bem, fez golos, confiante, viu-se um Evanilson diferente. Faz parte dos avançados e essa concorrência é sempre boa num grande clube", analisou Domingos.

Já no lado dos leões, a contratação de Viktor Gyökeres "caiu que nem uma luva" pela "grande amplitude" que o sueco deu ao ataque, para "além da capacidade de trabalho" que apresenta.

"Fez com que o Sporting tivesse o espaço para a criatividade do Pote [Pedro Gonçalves] , do Edwards, do Trincão. Foi a melhor contratação e muito daquilo que é o rendimento da equipa é pelas características deste avançado", elogiou o treinador, atualmente com 55 anos.

Trajeto de Domingos Paciência

Formado no FC Porto, Domingos Paciência cumpriu quase toda a carreira nos 'dragões', com exceção de duas épocas nos espanhóis do Tenerife, e marcou 152 golos em 12 épocas, 11 dos quais ao Sporting, entre 14 jogos da I Liga (oito golos) e cinco da Taça de Portugal (três golos).

Como treinador dos 'verdes e brancos', em 2011/12, disputou 35 jogos, com 19 vitórias, sete derrotas e nove empates, um dos quais um 0-0 frente ao FC Porto, no Estádio José Alvalade, a contar para a I Liga, sendo que acabaria por abandonar o comando dos 'leões' antes do final dessa época, sendo substituído por Ricardo Sá Pinto.

O FC Porto recebe o Sporting no domingo, em encontro da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com início previsto para as 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Os 'leões' lideram o campeonato com 80 pontos, mais sete do que o Benfica, e estão a duas vitórias de conquistar o 20.º título de campeão nacional do seu historial, enquanto os 'dragões' seguem em terceiro lugar, a 18 pontos do líder, com os mesmos 62 pontos que o Sporting de Braga, quarto classificado.

O clássico de domingo até pode permitir ao Sporting assegurar o título, mas, para isso, é preciso que o Benfica perca com o Sporting de Braga, no Estádio da Luz, no sábado, e os 'verdes e brancos' batam os 'dragões' no dia seguinte.

Com Lusa

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do