País

Marcelo preferia António Costa como primeiro-ministro até 2026

O Presidente da República revelou que viveria feliz com António Costa como primeiro-ministro até 2026. As declarações foram feitas no encontro com a Associação de Imprensa Internacional em Portugal, que decorreu em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
TIAGO PETINGA/Lusa
Loading...

Marcelo Rebelo de Sousa revelou, na noite desta terça-feira, que preferia António Costa como primeiro-ministro até 2026, ano do fim do seu mandato como Presidente da República. As declarações foram feitas no encontro com a Associação de Imprensa Internacional em Portugal, que decorreu em Lisboa.

Apontando que as funções de chefe de Estado o obrigam a tomar posições diferentes das preferências pessoais, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que preferia António Costa até 2026 porque já estava habituado ao ex-primeiro-ministro.

“Se fosse o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa, se eu tivesse que optar, viveria feliz com aquele primeiro-ministro até 2026”, disse aos jornalistas presentes no Vila Galé Ópera, num jantar que durou quatro horas.

No discurso, o chefe de Estado referiu que é sempre difícil adaptar-se a um novo primeiro-ministro e traçou um perfil de Luís Montenegro, “que vem de um país profundo urbano-rural”.

“É um estímulo completamente diferente, não é lisboeta, nem portuense. É uma pessoa que vem de um país profundo urbano-rural, urbano com comportamentos rurais. É muito curioso e difícil de entender precisamente por caus disso", afirmou aos jornalistas, acrescentando depois que Montenegro é um grande orador e que ganhará todos os debates.

Apontou, no entanto, que o novo chefe do Governo é um político retórico, "à antiga" e voltou a compará-lo com António Costa.

"Não é um político estilo António Costa e muito menos estilo partidos populistas. É outro estilo de discurso, envolvente, difícil de acompanhar por causa dessa envolvência. É um estilo com outro tempo".

Foi com esta afirmação que o Presidente da República fez a ponte para o estilo de António Costa que, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "era lento, oriental".

"Os orientais são lentos", apontou, acrescentando que Montenegro, apesar de não ser oriental, também é lento.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do