País

Negociações na Saúde: o que exigem médicos e enfermeiros?

Negociações entre Governo e médicos arrancam na próxima semana. A ministra da Saúde vai receber os sindicatos em separado, ao contrário do que aconteceu com o anterior Governo.

Loading...

As negociações entre o Governo e os médicos arrancam na próxima semana. A ministra da Saúde vai receber os sindicatos em separado, ao contrário do que aconteceu com o anterior Governo.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusa o Governo de não estar a pagar o suplemento salarial aos profissionais que aderiram ao regime de dedicação plena. Por sua vez, a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) garante que o plano de emergência para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem de incluir medidas que valorizem os médicos.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, deu 60 dias à direção executiva do SNS para entregar um relatório no qual vai ter de explicar as alterações nas unidades locais de saúde (ULS) e o modelo de financiamento.

As unidades locais de saúde foram criadas por Fernando Araújo. Na prática, passaram a integrar os centros hospitalares, os hospitais e os centros de saúde de uma área geográfica.

Antes de chegar ao Governo, Ana Paula Martins estava na administração do Hospital de Santa Maria. Deixou o cargo por discordar deste modelo e os sindicatos querem saber quem é que afinal manda no SNS.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do