País

Governo quer reformular direção executiva do SNS

A ideia será simplificar alterar competências e simplificar a estrutura do organismo. A direção executiva, presidida por Fernando Araújo, entrou em funções no ano passado.

Governo quer reformular direção executiva do SNS
MIGUEL A. LOPES/LUSA

O Governo quer reformular a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), presidida por Fernando Araújo. A medida é avançada no programa do novo Executivo.

Esta reformulação passa por alterações à “estrutura orgânica” da direção executiva, para torná-la mais “simples”, mas também por mudanças nas competências funcionais do organismo.

O objetivo será dar uma resposta mais adequada e articulada nas diferentes áreas do SNS, desde as infraestruturas, ao financiamento e recursos humanos, passando pela transformação digital.

Recorde-se que a direção executiva do SNS foi criada em novembro de 2022 e assumiu funções a 1 de janeiro de 2023.

Em matéria de Saúde, o programa do Governo aponta ainda que será feita uma avaliação às unidades locais de saúde, em particular as que integram hospitais universitários.

A atual ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que era, à data, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, tinha sido muito crítica deste modelo e chegou mesmo a apresentar a demissão do cargo.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do