Economia

Governo vai avançar com privatização da TAP e decisão rápida sobre novo aeroporto

São dois dos dossiês mais polémicos herdados do anterior Executivo e aos quais o novo Governo se propõe a dar resposta: a (re)privatização da TAP e a escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa.

Governo vai avançar com privatização da TAP e decisão rápida sobre novo aeroporto
NurPhoto

A vontade foi manifestada já durante a campanha eleitoral e confirmada esta quarta-feira com a apresentação do Programa de Governo: o novo Executivo vai mesmo avançar com a privatização da TAP.

Não são conhecidos, no entanto, detalhes sobre o processo de privatização ou se esta será total ou apenas parcial.

Ainda sobre o setor da aviação, está inscrito no documento a conclusão do processo de escolha do local para o novo aeroporto de Lisboa. Ainda sem se saber que opção será escolhida, o Executivo garante querer iniciar a construção com “a maior brevidade possível”.

Serão também construídas as infraestruturas indispensáveis ao funcionamento do novo aeroporto, nomeadamente a nível da ferrovia, incluindo o TGV.

“Os setores da aviação e aeroportuário têm sido dominados na última década por decisões e indecisões paralisantes: a falta de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado e o adiamento da escolha da melhor opção de expansão, bem como o atribulado processo de nacionalização da TAP, que deixa a companhia numa encruzilhada quanto ao futuro”, lê-se no Programa de Governo.

O programa do XXIV Governo Constitucional foi entregue esta quarta-feira na Assembleia da República, depois de aprovado em Conselho de Ministros. Será agora discutido no Parlamento e, apesar de não ser votado pelos partidos, o PCP já anunciou que vai apresentar uma moção de rejeição ao mesmo.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do