Desporto

Análise

Primeira Liga: após a vitória frente ao Famalicão, o Sporting "tem as duas mãos no título"

Pedro Fatela analisa o jogo entre o Sporting e o Famalicão. O comentador fala também da partida entre o Benfica e o Marselha e do jogo, desta quarta-feira, entre o FC Porto e o Vitória SC. Os dragões “entram com um vantagem de 1-0, mas, por outro lado, entram num momento de extrema dificuldade”, refere o comentador da SIC.

Loading...

O Sporting venceu terça-feira o Famalicão por 1-0, no jogo da 20.ª jornada da Primeira Liga, e ampliou para sete pontos a vantagem sobre o Benfica. Pedro Fatela diz que foi “uma vitória fundamental”.

“Se o Sporting tinha colocado uma mão no título depois da vitória contra o Benfica, eu penso que depois da vitória de ontem tem as duas mãos no título. Tem o título do seu lado e apenas um autêntico cataclismo até ao final do campeonato poderia evitar a equipa de Rúben Amorim de ser campeão nacional.”

Acrescenta ainda que o final do jogo foi “sofrido” porque o Sporting "apesar de ter marcado cedo, nunca conseguiu aumentar a vantagem", o que levou a equipa a ficar “ansiosa” e “nervosa”.

“No cômputo geral do jogo, o Sporting foi mais organizado, foi uma equipa adulta, segura, que foi controlando bem o jogo e, portanto,” foi “uma vitória absolutamente justa”, afirmou o comentador.

Para o Sporting continuar na liderança e vencer o campeonato, Pedro Fatela diz que a equipa “tem que manter aquilo que tem feito”.

“O Sporting tem dois desafios bastante complicados nas próximas jornadas e eu diria que apenas tem que manter aquilo que tem feito, ou seja, tem sido uma equipa organizada, com qualidade de jogo e que tem conseguido controlar a tensão e a ansiedade normal nestes momentos de maior pressão. Portanto, se o Sporting continuar assim, eu penso que tem tudo para ser campeão nacional.”

O comentador da SIC alerta ainda para o facto de que “uma escorregadela, um mau jogo, um mau resultado pode aumentar os níveis de ansiedade e nervosismo e isso não pode acontecer”.

FC Porto entra “com uma vantagem”, mas “num momento de extrema dificuldade”

Pedro Fatela comenta também o jogo desta quarta-feira entre o FC Porto e o Vitória SC e afirma que os dragões “entram com um vantagem de 1-0, mas, por outro lado, entram num momento de extrema dificuldade”.

“O FC Porto há três jogos que não vence na liga, são duas derrotas, um empate, más exibições e muita instabilidade que se agravou agora com esta notícia que alguns jogadores foram colocados a jogar à parte. Portanto, eu diria que o balneário do FC do Porto neste momento é uma casa a arder”

Acrescenta ainda que o Vitória “tem feito uma grande época (...) com qualidade de jogo e consegue disputar o jogo com qualquer adversário em qualquer campo. Portanto, eu diria que, apesar da desvantagem," em relação aos dragões "a equipa do Vitória está longe de estar fora da luta pela final da Taça de Portugal”.

O comentador diz também que existe uma curiosidade para perceber que FC Porto vamos ter neste jogo numa altura em que “os jogadores perdem o controlo, estão completamente desfocados e desconcentrados” e afirma que as eleições para a presidência do clube, que têm sido marcadas por troca de acusações diárias, estão a contribuir para esta “instabilidade”.

“Já se sabia que as eleições provavelmente iriam criar instabilidade junto do balneário e que era necessário que o balneário fosse blindado. Era necessário que o seu líder, Sérgio Conceição, tivesse a capacidade de blindar o balneário, não fazer chegar o assunto” à sua equipa, mas o treinador fez “precisamente o contrário."

Jogo entre o Benfica e o Marselha

Para terminar, Pedro Fatela fala sobre o jogo da próxima quinta-feira, entre o Benfica e o Marselha e diz que pensa que os encarnados “têm muitas hipóteses”.

“Depois de grande parte da equipa do 11 titular ter descansado na última jornada, eu penso que o Benfica poderá apresentar-se a 100%, na máxima força, e com toda a capacidade para passar às meias finais.”

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do