Vídeo

Além Fronteiras

A “história bonita” do jogador português Leandro Andrade, ou wikipédia para os colegas, no Azerbaijão

Ainda deu uns toques no futsal, mas por causa de uma brincadeira que não correu bem acabou por ir parar ao futebol. Viajou até ao Azerbaijão e é tricampeão ao serviço do Qarabag, um clube onde é conhecido por wikipédia. Porque será?

Loading...

Leandro Andrade nasceu em Faro e cresceu em Tavira, no Algarve. A ligação ao futebol também começou em Portugal mas acabou por ir para fora bem cedo. Com raízes cabo-verdianas, chegou a representar a seleção de Cabo Verde.

Atualmente ao serviço do Qarabag FK, diz que tem sido uma “história bonita” a que está a viver no Azerbaijão. Neste momento, o português é tricampeão.

Desde 2014 que o clube tem tido o domínio total no futebol, depois de ter passado por momentos difíceis, devido à guerra entre o Azerbaijão e a Arménia. Na altura, a cidade de Qarabag foi afetada e o clube teve que ser deslocado para Baku, a capital do país.

Leandro conta que “foram momentos complicados para o clube, que agora está a passar por uma fase de crescimento incrível”. Para o português, “o ambiente é fantástico”.

“Tratam-se como família e o treinador é um homem que leva tudo muito a sério e acaba por ser uma figura paterna para os jogadores. Não se preocupa só com o nível futebolístico mas com o nosso bem-estar e não deixa faltar nada”.

Está rendido ao clube, ao país e à cidade de Baku, que é “muito moderna, com muitas atrações e está a crescer muito rápido”. Já a gastronomia do Azerbaijão não o convenceu.

Leandro ainda tentou o futsal, mas uma brincadeira que acabou mal levou-o a outras paragens.

O jogador português gosta de aprender línguas e já sabe azeri e russo, língua que fala com o treinador. Considera-se uma pessoa que gosta de reter informação e até lhe chamam wikipédia. “Estou sempre a pesquisar para aprender mais sobre países, jogadores e estatísticas”.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do