País

Operação Tutti-Frutti: pedido levantamento de imunidade a três deputados do PSD

A SIC sabe que os pedidos já deram entrada no Parlamento. Segundo a CNN, se forem aceites pela Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, os três sociais-democratas serão constituídos arguidos no processo.

Luís Newton
Luís Newton
Reprodução/Facebook Luís Newton

O Ministério Público pediu o levantamento de imunidade dos deputados do PSD Luís Newton, Carlos Eduardo Reis e Margarida Saavedra, avança a CNN Portugal. A SIC sabe que os pedidos já deram entrada no Parlamento.

Em causa está a operação Tutti-Frutti, que investiga o alegado favorecimento entre dirigentes e militantes do PS e PSD nas eleições autárquicas de 2017.

Luís Newton
Twitter/Luís Newton
Carlos Eduardo Reis
Reprodução/Facebook Carlos Eduardo Reis
PSD

Segundo a CNN, se o pedido de levantamento de imunidade for aceite pela Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, os três sociais-democratas serão constituídos arguidos no processo.

Em causa estará uma alegada conspiração de dirigentes do PSD e do PS para negociar lugares políticos nas freguesias e nas autarquias de Lisboa.

Ao que a SIC apurou, outro dos visados no processo é o antigo deputado do PSD Sérgio Azevedo, suspeito de recebimento de verbas.

Recorde-se que em dezembro o jornal Expresso já noticiava que, no início de 2024, a Operação Tutti-Frutti deveria ter novos arguidos.

Operação Tutti-Frutti: o que está em causa

A investigação denunciou uma alegada troca de favores entre PS e PSD na preparação das listas para as eleições autárquicas de 2017, de forma a garantir a manutenção de certas freguesias lisboetas. Em causa estão alegados crimes de corrupção, abuso de poder e uso ilícito de cargo político, entre outros.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do