Vídeo

Sarampo: quais os sintomas e como se trata uma das infeções virais mais contagiosas

Hoje traz o seu filho à consulta porque lhe apareceram umas manchinhas vermelhas dispersas pelo corpo, antes disso teve febre, e por isso está preocupado. Se há uns tempos o sarampo não era uma das hipóteses, hoje pode ser.

Loading...

O número de casos de sarampo em Portugal tem vindo a subir e por isso é importante relembrar o que é, que sintomas dá, como se pode prevenir e tratar.

Em 1993 tivemos a última epidemia de sarampo em Portugal. Perto de 20 anos depois, Portugal recebeu um certificado de eliminação da doença, muito graças à vacina, atualmente integrada no Plano Nacional de Vacinação.

O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, transmitindo-se pessoa-a-pessoa, por via aérea, através de gotículas ou aerossóis espalhados com a tosse ou espirros por exemplo.

Cerca de 128 mil mortes associadas ao sarampo

Habitualmente, a doença é benigna mas, em alguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal. Apesar de termos uma vacina segura e eficaz, em 2021 tivemos cerca de 128 mil mortes associadas ao sarampo no mundo inteiro, a maioria em crianças não vacinadas, abaixo dos 5 anos.

No vídeo da Consulta Aberta desta semana explico-lhe ainda quais são os sintomas típicos do sarampo, quando é que ocorre o período de contágio e quem deve tomar a vacina, que é gratuita.

A importância da vacina

Importa não esquecer que ter a vacina não impede que tenha sarampo, mas o risco de contágio e de complicações clínicas é bastante menor. Para além de o proteger a si, protege também a comunidade onde vive.

Estima-se que entre o ano de 2000 e 2021 se tenham prevenido cerca de 56 milhões de mortes com esta vacina. Está indicada para pessoas nascidas depois de 1970, porque antes disso a probabilidade de já ter tido contacto com o sarampo é bastante alta, garantindo alguma imunidade.

Pessoas não vacinadas e que nunca tiveram sarampo têm uma elevada probabilidade de ficarem contagiadas se forem expostas ao vírus.

Se tem dúvidas em relação ao seu estado vacinal ou se esteve em contacto com algum caso confirmado de sarampo, fale com o seu médico para saber o que fazer.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do