Consulta aberta

Ter traços narcisistas é diferente de ter uma perturbação de personalidade narcisista

Narcisista, antissocial ou borderline tanto podem ser perturbações de personalidade como armas de arremesso numa discussão entre duas pessoas cansadas e frustradas. Vou explicar porque é que estes termos não devem ser usados de forma leve e porque é que ter traços narcisistas é bem diferente de ter uma perturbação de personalidade narcisista. 

Loading...

A personalidade é complexa e influencia a forma de pensar, de sentir e de agir. É influenciada por experiências na infância, o contexto em que se cresceu e também fatores genéticos.

Por isso todos temos personalidades diferentes e ainda que possa não gostar do feitio do seu vizinho ou de um dos candidatos às eleições, isso não quer dizer que essa pessoa tenha uma perturbação da personalidade. Porque para este diagnóstico há critérios específicos e um deles implica que seja uma personalidade marcadamente desviante do que é expectável no contexto social em que o indivíduo se encontra.

Implica também que seja um padrão inflexível e que se mantenha em vários contextos pessoais e sociais.

Leva também a um sofrimento significativo, que impede um funcionamento normal na sociedade, no trabalho e em outras áreas importantes.

Para além disto tudo, as alterações não são explicadas por outras perturbações do foro psiquiátrico nem pelo consumo de drogas. Assista à Consulta Aberta desta semana e fique a saber quais os três grupos de perturbações da personalidade, como se chega ao diagnóstico e quais os tratamentos que existem.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do