Consulta aberta

Como pedir baixa de alto risco na gravidez sem ir ao centro de saúde

Está grávida, um médico particular passou-lhe baixa de alto risco e, desde então, está desesperadamente à procura de vaga no centro de saúde porque acha que o papel escrito pelo médico não é válido para a segurança social? Tenho boas notícias: não é assim.

Loading...

A baixa de alto risco chama-se na verdade subsídio por risco clínico durante a gravidez e consiste num apoio, em dinheiro, dado à mulher grávida, durante o tempo considerado necessário pelo médico, nas situações de risco para a saúde da mãe ou do bebé.

Ao contrário do que acontece nas baixas típicas, o tempo de ausência é pago na totalidade pela segurança social. O que significa que, desde que esteja a trabalhar e a descontar para a segurança social há pelo menos seis meses, recebe 100% da remuneração de referência, substituindo o rendimento perdido pela ausência ao trabalho. Além disso, esta ausência não é descontada da licença parental a que os pais têm direito.

Mas, então, como é que se evita ter de ir ao centro de saúde pedir baixa ao médico de família? Desde que tenha uma declaração passada pelo obstetra, com vinheta certificada, e a consiga digitalizar, pode pedir a baixa a partir de casa. Assista ao vídeo da Consulta Aberta para ficar a saber o que fazer.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do