Todas as Artes

O lado escondido da crise da habitação em exposição

Durante 10 anos, Mário Cruz percorreu várias zonas de Lisboa para fotografar ambientes devolutos. O trabalho, desenvolvido entre 2013 e 2023, pode ser visto agora no Antigo Recolhimento das Merceeiras, em Lisboa.

Loading...
Sem nunca revelar a localização, as fragilidades e a falta de condições foram retratadas pelo fotojornalista Mário Cruz. Muitas destas pessoas trabalham, mas não conseguem pagar a renda de uma casa. Uma realidade em que centenas de pessoas vivem.
"Esta fotografia mostra o Sr. Gomes, uma pessoa que vivia num edifício abandonado. Temos elementos que mostram como é que estas pessoas sobrevivem. Esta fenda na parede está tapada com a própria roupa. E se por um lado isto é algo que está escondido e está espalhado por toda a cidade, por outro lado, como já disse, não é de total desconhecimento de quem vive à volta", explica.
Durante 10 anos, Mário Cruz percorreu várias zonas de Lisboa para fotografar ambientes devolutos. O projeto ROOF - O Lado Escondido da Crise da Habitação surge numa altura em que se comemoram os 50 ano do 25 de abril.
"O ROOF serve precisamente para ser um alerta. Houve tanto avanço, tanta melhoria, tanta reconstrução e não uma solução, não houve uma resposta para a habitação. O 25 e abril não é só passado, é o presente, e esta exposição serve precisamente para mostrar isso. Nos 50 anos do 25 de abril acho que é bom pensarmos no que ficou por cumprir", acrescenta o fotojornalista.
As fotografias foram expostas no Antigo Recolhimento das Merceeiras, em Alfama, um prédio devoluto cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, rodeado por alojamento local, que permite recriar alguns dos ambientes documentados.
A exposição pode ser vista até dia 9 de junho.
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do