País

Rota dos Castelos por Torres Vedras e Óbidos

A rota dos Castelos de Portugal foi, desta vez, para a zona do Oeste do país. A SIC visitou um castelo menos conhecido, o de Torres Vedras, e também um dos mais icónicos, o Castelo de Óbidos.

Loading...

Apesar do castelo de Torres Vedras ser menos conhecido do público, as marcas manuelinas demonstram a importância na história que lhe valeu várias reconstruções. Do início da nacionalidade, restam detalhes na igreja de Santa Maria do Castelo, que ostenta a surpresa de ter duas torres sineiras. Todos os dias, o guardião Francisco Paulo sobe a uma delas.

Foi a artilharia posta contra as Invasões Francesas que levou a ser criada uma abertura na torre do facho em Óbidos. Se há local onde se pode experienciar a vida dentro de um castelo é por lá. O encanto é tanto, que nem a chuva afasta os turistas, que chegam a ser três milhões por ano, tornando-se uma visita obrigatória para portugueses e estrangeiros.

A degradação começa a ser revertida a partir dos anos 20 do século passado. Mas as várias torres que se foram levantando ao longo dos séculos, não deixam enganar quanto à antiguidade da vila conquistada por D. Afonso Henriques. O que é certo é que as rondas vigilantes pelas muralhas vão continuar a manter segura a vila monumento, que se tornou ícone do património em Portugal.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do