Vídeo

Castelos de Portugal: a SIC visitou Folgosinho e Linhares da Beira

Entre uma edificação recente e outra que terá mais de mil anos, a rota dos castelos de Portugal faz uma paragem na Serra da Estrela. A SIC visitou Folgosinho e Linhares da Beira.

Loading...

O sino lembra a quem visita Folgosinho, que tem de haver sempre tempo para uma subida ao castelo. E o caminho revela logo uma das surpresas. A estrutura está no topo de um afloramento não de granito, mas sim de quartzo.

E essa não é a única estranheza causada pelo local. As ameias e as torres são diminutas. E o diâmetro de apenas 10 metros denuncia que este é um património mais recente do que poderia parecer.

Ainda assim, este castelo não perde o brilho e é um dos locais mais visitados no concelho de Gouveia.

Do castelo de Linhares da Beira vigiava-se e protegia-se o norte da linha marcada pelo Mondego, ou não estivesse a mais de 800 metros de altitude. A origem perde-se no tempo. Certo é que D. Afonso Henriques atribuiu um foral em 1169.

Mas o compasso do tempo marcado pelo relógio mecânico instalado numa das duas torres, visitáveis por grupos com marcação, recorda o crescente esvaziar de importância da localidade até ter perdido o estatuto de concelho.

Hoje o castelo coroa uma terra que tenta reconquistar gente, que encha novamente as ruas, através da rede das aldeias históricas de Portugal.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do