Repórteres do Mundo

“Este é o momento mais perigoso no Médio Oriente dos últimos 40 anos”

Há mais de seis meses que as forças de defesa de Israel e o Hezbollah se atacam diariamente no norte e parece que uma guerra em grande escala não está longe.

Loading...

Gideon Harari, antigo comandante das forças de defesa de Israel, que vive numa das comunidades que estão na linha do fogo, disse à Sky News que um grande confronto parece cada vez mais provável.

“Os tiroteios são diários, os rockets, os drones… este é o momento mais perigoso no Médio Oriente dos últimos 40 anos. Se Israel tomar medidas militares contra o Irão, pode levar-nos a uma guerra no Médio Oriente, a uma grande guerra”.

Pássaros, drones e rockets: o som da guerra no norte de Israel

As cidades israelitas mais próximas da fronteira com o Líbano estão vazias. Os moradores foram retirados depois dos ataques de 7 de outubro. Kyriat Shmona é uma destas cidades desertas.

Os deslocados internamente mudaram-se para hotéis e pousadas em partes seguras de Israel.

“As pessoas em Israel sentem-se muito frustradas. É muito perigoso viver aqui, porque há a ameaça do Hezbollah a norte”.

A tensão está agora mais elevada do que nas últimas décadas. Nos últimos meses Israel preparou-se para uma guerra longa e com várias frentes. O Serviço Nacional de Ambulâncias, por exemplo, tem acumulado equipamento em instalações subterrâneas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do