A Próxima Vaga

“Estamos só a pensar se a Inteligência Artificial nos vai matar a todos e tomar conta do poder, mas temos é de pensar nos humanos”

Na era da Inteligência Artificial, será que as máquinas vão contribuir para a desvalorização do trabalho humano nas artes? E é possível que o grande artista do futuro não seja humano? Oiça aqui o debate entre o artista Leonel Moura e o professor Penousal Machado, no podcast A Próxima Vaga, moderado por Francisco Pinto Balsemão

A inteligência artificial (IA) está a invadir o campo da criatividade, da cultura e das artes, com grande impacto neste mercado de trabalho. Encarada por uns como uma ferramenta poderosa que amplia a criatividade humana, outros têm preocupações sobre a perda de singularidade e autenticidade na arte.

Nuno Fox

A IA é capaz de ser criativa? Ou a criatividade é um traço exclusivamente humano? As obras de arte geradas por IA têm o mesmo valor que as criadas por artistas humanos? O uso desta ferramenta vai ampliar a diversidade artística ou pode levar à sua redução?

Nuno Fox

Para responder a estas e muitas outras perguntas, foram convidados Leonel Moura, artista pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte, e Penousal Machado, docente do Departamento de Informática da Universidade de Coimbra e investigador do CISUC (Centro de Informática e sistemas da Universidade de Coimbra e LASI (Laboratório Associado de sistemas Inteligentes), especialista em Computação Evolutiva, Criatividade Computacional, Inteligência Artificial e Visualização da Informação.

Nuno Fox

Francisco Pinto Balsemão apresenta uma série de debates sobre o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas da nossa vida em sociedade. Da geopolítica à segurança nacional, da medicina ao ensino, da arte à religião, como é que a tecnologia está a moldar o século XXI? ‘A Próxima Vaga’ é um podcast semanal, com novo episódio todas as sextas-feiras.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do