País

Segurança Social ordena fecho do lar da Lourinhã

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social esclareceu que “concluiu o processo de fiscalização ao lar Delicado Raminho, no concelho da Lourinhã, tendo confirmado várias das situações denunciadas”.

Segurança Social ordena fecho do lar da Lourinhã
Canva

A Segurança Social tem levado a cabo uma inspeção minuciosa no lar de idosos da Lourinhã, que foi alvo de denúncias por parte de funcionários da instituição. Esta quarta-feira, a Segurança Social já notificou o lar de idosos acerca do encerramento. As famílias também já foram informadas de modo a que possam proceder ao realojamento dos utentes.

O lar “Delicado Raminho”, na Lourinhã, tem estado sob investigação, depois de vários relatos de maus-tratos a idosos terem sido divulgados pela SIC nos últimos dias.

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social esclareceu que concluiu o processo de fiscalização ao Lar Delicado Raminho, no concelho da Lourinhã, tendo confirmado várias das situações denunciadas”.

Pode ainda ler-se que foi decretado “o encerramento do lar” e que o “processo de transferência dos utentes em colaboração com os seus familiares” já foi iniciado.

Diana Pinheiro, jornalista da SIC que se encontra no local, revela que várias famílias já tinham retirado os idosos da instituição. No entanto, outros utentes permaneceram no local, depois de os inspetores da Segurança Social apurarem que se encontravam reunidas as condições mínimas para que isso acontecesse.

Ministério do Trabalho divulgará comunicado

A verdade é que o lar irá mesmo encerrar de forma definitiva. O Ministério do Trabalho divulgará um comunicado onde estarão descritos os pormenores da inspeção levada a cabo pela Segurança Social.

A jornalista da SIC afirma que o ambiente que se vive no local, nesta manhã, “é calmo”, não havendo grande agitação no exterior do lar de idosos.

Os relatos chocantes

No passado dia 5 de março, a SIC deu conta, através de uma reportagem, das condições desumanas a que vários utentes do “Delicado Raminho” estavam sujeitos.

As imagens chocantes que chegaram à SIC davam conta da falta de higiene e da má nutrição que era praticada diariamente na instituição.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do