País

Desaparecimento de menor e dependência de jogo online. Quais os sinais a que os pais devem estar atentos?

Mauro Paulino, psicólogo forense e comentador SIC, analisa o caso da jovem que esteve desaparecida há oito meses e a dependência de jogos online.

Loading...

Uma menor que tinha desenvolvido uma dependência de jogos online esteve desaparecida durante oito meses. A jovem estaria “bem tratada” e a Polícia Judiciária adianta que a menor não terá sido obrigada a ficar fechada em casa. Para o psicólogo forense, Mauro Paulino, o caso pode ser revelador de um tipo de comportamento que vem da dependência e deve, por isso, servir de alerta aos pais e educadores.

Neste caso é preciso traçar o perfil da jovem, mas também do suspeito. Sob análise devem estar as suas “motivações e características que o levaram a que se desse ao trabalho de aceitar uma menor na sua casa”-

“Para além da questão do rapto, eventualmente a investigação criminal poderá também vir a revelar questões relacionadas com atos sexuais com a adolescente”, entende o psicólogo Mauro Paulino.

Os pais não devem ficar com a ideia de que uma criança pode estar a “salvo só porque está dentro de quatro paredes”.

O psicólogo forense recorda que um jogo no computador pode ser uma “porta de entrada para que estas crianças sejam vítimas de assédio, ciberbullying ou até de falsas promessas de predadores sexuais”.

Os sinais a ter em consideração

É importante que os pais estejam atentos aos comportamentos das crianças ou adolescentes quando estes recorrem aos meios digitais para depois procurar ajuda especializada. Primeiro que tudo é preciso prestar atenção quando a criança:

  • perde a noção do tempo quando está online;
  • se torna agitada quando não consegue jogar;
  • fica irritada quando é interrompida durante o jogo;
  • apresenta sintomas de abstinência, com maior irritabilidade quando o jogo é retirado;
  • evitam compromissos familiares ou com amigos;
  • não apresentam interesse em participar em atividades do dia a dia para que possam continuar a jogar;
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do