Mundo

Explosão em central hidroelétrica em Bolonha faz vários mortos e feridos

Um incêndio, seguido de uma explosão, provocou vários mortos e feridos numa barragem em Itália. Vários meios foram mobilizados para o local.

Explosão em central hidroelétrica em Bolonha faz vários mortos e feridos
Twitter Vigili del Fuoco

Um incêndio seguido de uma explosão numa barragem na região de Camugnano, em Itália, provocou pelo menos quatro mortos. Há ainda cinco feridos graves e quatro pessoas desaparecidas.

Suspeita-se que o fogo terá começado pelas 15:00 num gerador localizado abaixo do nível da água, a cerca de 30-60 metros de profundidade.

O autarca de Camugnano explicou à agência italiana Ansa que, no momento da explosão, havia trabalhos a decorrer nas turbinas.

A estas informações, o comandante dos bombeiros de Bolonha acrescentou que o local do incidente se encontra inacessível por ter ficado “submerso”, impedindo eventuais operações de resgate.

"Vamos precisar do testemunho das pessoas que estavam no local. De acordo com as primeiras informações de que dispomos, as instalações estão agora submersas em água. (…) É difícil equacionar que cenários estão em cima da mesa", disse Calogero Turturici.

O autarca de Bolonha está a caminho da barragem, onde já estão Proteção Civil, bombeiros e a polícia.

A Enel, empresa que gere esta barragem, tem uma investigação em curso para apurar as circunstâncias deste incêndio, que aconteceu na barragem do lago de Suviana, a cerca de 55 quilómetros de Bolonha. Informou ainda que a infraestrutura da barragem não sofreu danos.

Google maps

Na rede social X, o presidente da região de Emília-Romanha escreveu que está a acompanhar este incidente com “extrema preocupação” e revelou que está em contacto permanente com o autarca de Camugnano.

Também nas redes sociais, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse estar a acompanhar com “apreensão” as “terríveis notícias” que chegam da barragem. Expressou ainda solidariedade com as famílias das vítimas e dos feridos e agradeceu o trabalho das equipas de resgate.

[Última atualização às 18:15]

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do