Economia

Empréstimos à habitação: 1 em cada 3 em risco de incumprimento

Mais de meio milhão de famílias com crédito à habitação está em risco de incumprimento. No crédito ao consumo, o número triplicou, atingindo mais de dois milhões de processos.

Loading...

Um em cada três empréstimos da casa tem risco de incumprimento. O aumento das taxas de juro dificultou a vida a muitas famílias. Resultado disso, é o aumento do incumprimento dos créditos.

Os dados são do Banco de Portugal e revelam que mais de 500 mil contratos de crédito à habitação integraram o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) em 2023. Em 2022, eram pouco mais de 100 mil. O montante de crédito envolvido chegou a 32 mil milhões de euros.

O que é o PARI?

O PARI serve para as instituições de crédito acompanharem de forma permanente e sistemática os contratos de crédito dos clientes para detetar eventuais indícios de risco de incumprimento. Verificado o risco real de incumprimento, é acionado o mecanismo e aberto um processo.

Em 2023, foram abertos quase um milhão e meio de processos para recuperar os valores em dívida e procurar soluções para evitar que as famílias deixassem de pagar. Em 2022, eram 277 mil.

A renegociação do crédito à habitação, pode ser uma das soluções, por exemplo: alargar o prazo do empréstimo, a redução do spread ou a mudança da taxa de juro de variável para mista.

Para além do PARI, também foi reportado ao Banco de Portugal pelas instituições financeiras o aumento do atraso no pagamento do crédito.

No ano passado, foram instaurados mais de 76 mil processos no âmbito do PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações em Incumprimento). O montante total em dívida excedia os 3 mil milhões de euros.

Já no crédito ao consumo, que tem aumentado nos últimos meses, também se verificou um aumento do risco de incumprimento.

Foram abertos mais de 2 milhões de processos no âmbito do PARI, o triplo face a 2022. São mais de 3.400 milhões em dívida.

No âmbito do PERSI, ou seja, situações em que as famílias já não conseguem pagar, foram abertos mais de 80 mil processos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do