Mundo

Entrevista SIC Notícias

Dia da Europa: “Usa o teu voto ou outros decidirão por ti”, o apelo a um mês das eleições

Assinala-se esta quinta-feira o Dia da Europa. Vera Ramalhete, conselheira de imprensa do Parlamento Europeu em Portugal, dá conta da campanha em curso que sublinha a importância da democracia e apela ao voto.

Loading...

A precisamente um mês das Eleições Europeias em Portugal, assinala-se esta quinta-feira o Dia da Europa. A data que é celebrada em mais de 60 cidades europeias. Em entrevista na SIC Notícias, Vera Ramalhete, conselheira de imprensa do Parlamento Europeu em Portugal, explica os detalhes da iniciativa e explica dá conta da campanha em curso que sublinha a importância da democracia e apela ao voto.

Entre 6 e 9 de junho de 2024, os eleitores europeus são chamados às urnas para escolher os 720 deputados ao Parlamento Europeu (PE), eleitos por 5 anos. Os eurodeputados representam os cidadãos europeus no PE. Portugal elege 21 deputados.

“O que nós dizemos aos eleitores é: 'usa o teu voto ou outros decidirão por ti'. Temos uma campanha institucional em que sublinhamos a importância da democracia, temos uma campanha em que estamos a utilizar histórias reais de avós que estão a contar aos seus netos a história da sua vida pré democracia, estão a transmitir a mensagem do quão importante é votar e fazer a nossa escolha ou outros decidirão por nós”, sublinha Vera Ramalhete.

  • Campanha “Usa o teu voto ou outros decidirão por ti” - Veja aqui

Os números da abstenção nas últimas europeias rondam os 68%. Esta semana foram divulgados dois estudos que mostram a falta de informação e conhecimento de uma grande parte dos portugueses sobre a União Europeia (UE).

A conselheira de imprensa do Parlamento Europeu em Portugal considera que a um mês das eleições, é importante aproximar as pessoas e incentivar à participação. Vera Ramalhete explica também o que designa por “paradoxo português”.

“O país que se sente mais europeu, que mais reconhece os benefícios da UE na sua vida, mas depois estão entre os que menos votam, em que a abstenção é mais elevada. Nós tentamos mostrar às pessoas que a UE não é algo que está longe, é algo que está em todo o lado, está por todas as capitais, não está apenas em Bruxelas ou em Estrasburgo. Está aqui na nossa vida diária e que tem um impacto significativo na nossa vida, que devemos votar para escolher como queremos desenhar esse impacto”, refere a conselheira de imprensa.

Monumentos e edifícios emblemáticos iluminados

O Dia da Europa de 2024 assinala-se 45 anos depois das primeiras eleições europeias (1979) e um mês antes das que se seguem. Para a data, acendem-se luzes azuis e amarelas em monumentos e edifícios emblemáticos em Portugal e nos outros países da UE. Vera Ramalhete dá conta dos detalhes desta iniciativa:

“O Parlamento Europeu em cooperação com as outras instituições europeias organizam por toda a UE a iluminação de edifícios característicos, de monumentos históricos e de símbolos das várias capitais europeias que estão iluminados com a luz azul e as estrelas amarelas, com a bandeira da UE, o Coliseu de Roma, o Arco do Triunfo em Paris, aqui em Portugal, a Torre de Belém em Lisboa, o Cristo Rei, a Assembleia da República e por todo o país temos vários monumentos iluminados”.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do