Desporto

Liga Europa: Benfica perde em Marselha e falha presença nas meias-finais

Um balde de água fria para as aspirações da equipa encarnada, que precisava de apenas de um empate para garantir a passagem às meias-finais de uma competição europeia, de dez anos depois.

Loading...

O Benfica falhou esta quinta-feira a passagem às meias-finais da Liga Europa, ao perder na casa do Marselha, ao perder com o Marselha por 4-2, no desempate por penáltis, após a vitória dos franceses por 1-0, no tempo regulamentar.

Depois da “vitória magra” na primeira mão, Roger Schmidt lembrou-se da velha tese de que “equipa que vence, não se mexe”, repetiu a fórmula e apresentou a mesma equipa que entrou de início na Luz.

O FILME DO JOGO

A partida começou bastante animada, com excelentes chances para ambos os lados. Mas com o decorrer do tempo, as táticas apresentadas pelos dois treinadores esfriou os ânimos. Na primeira parte, a pressão adiantada gaulesa colocou várias dificuldades aos encarnados, que não conseguiram concretizar no último terço do terreno.

David Neres, um dos mais inconformados do lado das águias, tentou por todos os lados chegar ao golo mas viu o seu desejo esbarrar contra uma equipa bem organizada.

No segundo tempo, a toada foi a mesma, com várias oportunidades para as duas formações, principalmente para a da casa. Mas na baliza encarnada estava Anatoliy Trubin, que “impediu males maiores” perante um Marselha muito perigoso.

Aos 79 minutos, surgiu o golo dos gauleses. Aubameyang fugiu na esquerda, cruzou ao segundo poste e Moumbagna cabeceou para o 1-0. Estava assim empatada a eliminatória no Vélodrome.

Um balde de água fria para as aspirações da equipa encarnada, que precisava de apenas de um empate para garantir a passagem às meias-finais de uma competição europeia, de dez anos depois.

No prolongamento, o resultado não sofreu mais nenhuma alteração e a eliminatória foi decidida na marcação de penáltis. Os franceses marcaram as quatro de que dispuseram, enquanto Di María e António Silva falharam para as águias.


Nas meias-finais, a 2 e 9 de maio, com primeiro jogo em casa, o Marselha vai defrontar a Atalanta, que, depois de ter eliminado o Sporting nos 'oitavos', eliminou o Liverpool nos ‘quartos’.

“Às vezes é assim, no futebol uma equipa tem de perder nos penáltis”

Águias não evitaram 12.ª queda consecutiva portuguesa nos 'quartos'

O Benfica, ao cair nos penáltis, somou a 12.ª eliminação consecutiva de uma equipa portuguesa nos quartos de final das competições europeias de futebol.

Depois do apuramento dos encarnados para as meias-finais da Liga Europa em 2013/14, face aos neerlandeses do AZ Alkmaar, num dia em que o FC Porto foi afastado da mesma prova pelos espanhóis do Sevilha, Portugal soma uma década de eliminações nos 'quartos', tendo chegado às 12, sem um único apuramento.

Benfica (cinco vezes), FC Porto (três) e Sporting e Sporting de Braga (ambas duas) foram as equipas que falharam as 'meias', seis vezes na Liga dos Campeões e outras tantas na Liga Europa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do