A Próxima Vaga

“Existem 1400 milhões de veículos no mundo, cerca de 76% são privados e estão parados 95% do tempo: é mau para o ambiente e insustentável”

A inteligência artificial já está a mudar a mobilidade, com o uso de algoritmos que conseguem analisar uma grande quantidade de dados, prever congestionamentos e sugerir rotas alternativas. O caminho para os veículos autónomos está aberto, com a chegada ao mercado de carros cheios de sensores, câmaras e radares, que permitem tomar decisões em tempo real, como a velocidade adequada e a mudança de faixa. No futuro vamos todos deixar de conduzir? Oiça aqui o debate com Joana Baptista, vereadora da câmara de Oeiras, e João Barros, engenheiro e empresário nesta área, moderado por Francisco Pinto Balsemão no quarto episódio do podcast A Próxima Vaga

A inteligência artificial (IA) vai transformar a forma como nos deslocamos e o potencial para melhorar a eficiência dos sistemas de transporte é enorme. Esta tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de veículos autónomos. Os algoritmos permitem que os carros interpretem dados recebidos por sensores, câmaras e radares, para tomar decisões em tempo real, como a velocidade adequada, a mudança de faixa e a travagem automática. Nesse sentido, a IA aplicada aos transportes irá aumentar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes causados por erros humanos.

A IA consegue analisar dados demográficos, padrões de deslocamento e outras informações relevantes para ajudar a projetar sistemas de transporte mais eficientes e sustentáveis, incluindo a integração de opções de mobilidade como o transporte público, a partilha de bicicletas e a micromobilidade. Mas a implementação desta tecnologia na mobilidade também levanta desafios, como questões de segurança, privacidade e ética. Os desafios mais próximos passam pela regulamentação e a proteção dos direitos dos cidadãos.

Nuno Fox

Também a área do turismo está atenta a estas inovações e começa a integrar recomendações personalizadas através de chatbots, assim como detetar fraudes com reservas falsas ou uso indevido de informações de cartão de crédito. A implementação da IA no turismo tem o potencial de melhorar a eficiência operacional, personalizar as experiências dos turistas e aumentar a satisfação geral do cliente, mas levanta questões éticas relevantes. Podemos confiar nas sugestões criadas por algoritmos para visitar um país ou escolher um restaurante numa cidade desconhecida?

Nuno Fox

Para responder a estas e muitas outras questões, foram convidados do podcast A Próxima Vaga a vereadora da câmara municipal de Oeiras, Joana Baptista, responsável pelas Obras Municipais, Ambiente e Qualidade de Vida, mobilidade, transportes, saneamento e Proteção Civil Municipal, e João Barros, engenheiro doutorado, empresário e investidor, que fundou duas startups, a Streambolico e a Veniam.

Oiça aqui o quarto episódio do novo podcast do Expresso sobre o impacto da Inteligência Artificial, da autoria de Francisco Pinto Balsemão:

Francisco Pinto Balsemão apresenta uma série de debates sobre o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas da nossa vida em sociedade. Da geopolítica à segurança nacional, da medicina ao ensino, da arte à religião, como é que a tecnologia está a moldar o século XXI? ‘A Próxima Vaga’ é um podcast semanal, com novo episódio todas as sextas-feiras.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do