País

As 60 medidas dos outros partidos que o Governo (re)aproveitou

Todos contribuíram, mesmo sem saber, para o Programa do Governo entregue esta quarta-feira na Assembleia da República. O Executivo de Montenegro aproveitou 60 medidas dos programas eleitorais das outras forças políticas, com o PS a destacar-se.

As 60 medidas dos outros partidos que o Governo (re)aproveitou
PAULO CUNHA/LUSA

Num “espírito de diálogo”, o Executivo de Luís Montenegro recuperou para o Programa de Governo um total de 60 medidas dos programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar.

Mas há um que se destaca: o PS tem maioria, sendo do partido de Pedro Nuno Santos mais de metade (32) que abrangem desde o setor dos transportes, à energia, floresta, habitação, mobilidade, saúde e Defesa nacional.

Segue-se o Chega, com o Governo a aproveitar 13 medidas do programa eleitoral do partido de André Ventura, focadas no turismo, Defesa e na conclusão do processo de escolha e construção do novo aeroporto, bem como do TGV.

Os restantes cinco partidos - IL (6), Livre (3), BE (3), PAN (2) e PCP (1) - somam quase o mesmo número de todas as medidas recuperadas ao Chega. São 16, mas é da IL que o Governo leva mais.

o PCP é o partido que menos ‘contribui’ para o Programa do Governo. O Executivo aproveita apenas uma medida do partido: “Desenvolver a capacidade produtiva, inovação, qualidade e competitividade da indústria conserveira”.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do