País

Análise

Silêncio de Montenegro é sinal que está “focado no trabalho e não no espetáculo mediático”

Cristina Figueiredo, editora de Política da SIC, antevê o que se pode esperar do discurso de Luís Montenegro, que quebrará esta terça-feira o silêncio, depois de 12 dias sem falar à comunicação social.

Loading...

Está em silêncio (quase total) desde a noite eleitoral, mas esta terça-feira Luís Montenegro falará ao país, já na qualidade de primeiro-ministro, depois de tomar posse.

Cristina Figueiredo, editora de Política da SIC, afirma que o silêncio do novo primeiro-ministro é um bom sinal e demonstra que Montenegro “está focado no seu trabalho e não no espetáculo mediático”.

“Teve uma primeira missão de constituir Governo em circunstâncias difíceis. Não se sabe durante quanto tempo vai funcionar esta equipa e, portanto, deverá ter havido bastantes recusas. Ter apresentado uma equipa coesa de que não se soube nada até ser apresentada a lista foi um bom sinal de um primeiro-ministro focado no seu trabalho e não no espetáculo mediático”, afirma.

Sobre a mensagem que poderá passar esta terça-feira, considera que deverá transmitir “confiança e tranquilizar os portugueses”, mesmo sem ter garantias de estabilidade. Nesse ponto, poderá “passar a bola” para a oposição, nomeadamente o PS.

“É de esperar que hoje tenha uma mensagem com impacto político que colmate o silêncio natural das últimas semanas”, conclui.

Tomada de posse acontece às 18:00

Chegou o dia em que Luís Montenegro assume a governação do país. A tomada de posse do novo primeiro-ministro e dos seus 17 ministros está marcada para as 18:00 no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Na tradicional cerimónia, os membros do novo Executivo vão prestar juramento e assinar o auto de posse perante o Presidente da República. É a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa empossa um Governo, mas o primeiro liderado pelo PSD.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do