Mundo

Vaga de calor histórica mata milhares de pessoas em África

Nas últimas semanas, uma vaga de calor matou milhares de pessoas no continente africano. Os cientistas dizem que as temperaturas estiveram sempre acima dos 40Cº em consequência das alterações climáticas.

Loading...

Quando pensamos em África, sobretudo na região do Sahel, pensamos, naturalmente, em temperaturas altas. Mas, nesta altura do ano, estão ainda mais altas do que o habitual. Na verdade, o Oeste do continente africano está a sofrer com uma vaga de calor sem precedentes.

As autoridades do Mali e do Burkina Faso dizem que não é possível fazer um calculo exato, mas que, segundo os dados dos hospitais e morgues, milhares de pessoas terão morrido nas últimas semanas por causa do calor.

Os termómetros estiveram acima dos 40Cº durante várias semanas, e em alguns locais chegaram aos 48Cº. Os meteorologistas dizem que o pior ainda não terá passado.

Os cientistas dizem que, se a temperatura continuar a subir, por causa das alterações climáticas, estas vagas de calor serão cada vez mais intensas e a seca cada vez mais extrema, o que poderá empurrar milhões de africanos para a fome, para as doenças provocadas pela má nutrição e, no limite, a morte prematura.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do