Perguntar Não Ofende

Podcast

A abstenção sufoca a democracia? Luciana Maruta e Sofia da Palma Rodrigues, da Divergente, respondem a Daniel Oliveira

A poucos dias de um ato eleitoral que acontece em circunstâncias muito especiais, e com todas as sondagens a indicarem o aumento do número de indecisos, Daniel Oliveira tenta conhecer melhor, com as jornalistas Luciana Maruta e Sofia da Palma Rodrigues, o fenómeno da abstenção e como esta condiciona o nosso processo democrático

Joao Girao

Luciana Maruta e Sofia da Palma Rodrigues são jornalistas de investigação e publicaram, com Beatriz Walviesse Dias, um trabalho, iniciado em 2021, avaliando os resultados dos últimos 697 atos nos países da União Europeia e cruzando-os com 16 dados demográficos e socioeconómicos. O resultado deste trabalho de jornalismo de dados, “A bomba-relógio da abstenção”, pode ser consultado em abstencao.divergente.pt

Divergente é uma revista digital de jornalismo narrativo, sem fins lucrativos e sem publicidade, criada em 2014 e que nos tem oferecido do melhor que o jornalismo digital conhece no país.

Perto de cinquenta anos de democracia, que garantiu o direito ao voto livre um ano mais tarde, para a Assembleia Constituinte, os portugueses votam cada vez menos. Muito longe vão os 16% de abstenção de 1976. Se Portugal está no pelotão da frente da abstenção, não é um caso isolado. Cinco em cada dez europeus não votaram nas eleições europeias e três em cada dez não votaram para eleger o seu chefe de Estado ou parlamento.

O afastamento dos cidadãos dos atos eleitorais não é um processo uniforme. Ele replica e perpetua as desigualdades existente na sociedade. Em regiões com menores níveis de escolaridade, salários médios mais baixos, ou maiores níveis de desigualdade, a mobilização eleitoral é menor.

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios:

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do