O Mundo a seus Pés

Eleições na Índia começam esta semana e duram outras seis. Ainda podemos dizer que é a maior democracia do mundo?

O peso da política regional na Índia tem garantido que o sistema se mantém democrático, mas ao nível central não faltam críticas. O primeiro-ministro, Narendra Modi, que deve vencer de novo é acusado de silenciar a oposição e os jornais, de desprezar as minorias muçulmanas e querer recuperar as glórias do passado esquecendo alguns dos maiores problemas do futuro. Quase mil milhões de pessoas estão inscritas para votar e 48% são mulheres

Narendra Modi, o atual primeiro-ministro da Índia, vai muito possivelmente suceder a si mesmo nas eleições para o parlamento indiano, que começam no próximo dia 19 de abril e só acabam seis semanas depois. É o maior exercício democrático do mundo: estão registados para votar quase mil milhões de pessoas, há mais de 2.600 partidos e perto de um milhão de locais de voto. Índia é muitas vezes apelidada “maior democracia do mundo”, mas nos últimos anos têm surgido cada vez mais dúvidas sobre esse epíteto.

Alguns comentadores usam o termo “autocracia eleitoral”, a revista britânica Economist diz que a Índia é uma “democracia imperfeita”, mais imperfeita do que, por exemplo, as democracias na Malásia ou na Polónia e um conhecido comentador da oposição escreveu recentemente no jornal “Indian Express” que a Índia tinha de decidir se queria ser uma democracia ou um sitío onde se realizam eleições com regularidade, deixando subentendido que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Neste episódio de O Mundo a Seus Pés, o podcast da secção de internacional do Expresso, vamos falar dos desafios à democracia na Índia e da crescente importância do país no panorama geopolítico mundial, principalmente como contrapeso à China.

O convidado é Tiago André Lopes, professor de Estudos Asiáticos e Coordenador da Licenciatura em Relações Internacionais na Universidade Portucalense e investigador no Instituto Oriente da Universidade de Lisboa e no Instituto Jurídico Portucalense.

A sonoplastia é de Gustavo Carvalho.


O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do