O Mundo a seus Pés

Foi há 20 anos o 11 de Março, atentado aproveitado para fins políticos que deixou 193 mortos em Madrid

A 11 de Março de 2004, Madrid acordava com explosões nos comboios suburbanos. Morreram 192 pessoas e quase 2000 ficaram feridas. Espanha recordou as vítimas, mas a disputa de há 20 anos sobre a autoria dos atentados (jiadistas e não da ETA) ainda não está sanada

Operações de resgate na sequência do atentado terrorista em Madrid, a 11 de março de 2004
PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Foram há 20 anos os ataques terroristas mais mortíferos em solo europeu no último século. O 11 de Março de 2004 ficou gravado na memória de Espanha e do continente, mas sobretudo nas famílias dos 193 mortos e quase 2000 feridos daquela manhã.

Recordamos a triste jornada e as implicações políticas que teve nas legislativas realizadas três dias depois com o politólogo Diogo Noivo, conhecedor de Espanha e autor do livro “Uma história da ETA”, sobre o terrorismo no País Basco. A autoria da matança nos comboios madrilenos foi discutida nas horas após ocorrerem, com acusações de aproveitamento a mancharem as principais forças políticas espanholas. Conduz a conversa o editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, num episódio com edição técnica de Salomé Rita.

O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do