O Mundo a seus Pés

Ucrânia em apuros: apoio cada vez mais difícil dos dois lados do Atlântico

A União Europeia aprovou in extremis 50 mil milhões de euros de assistência a Kiev. Já os Estados Unidos permanecem num impasse quanto ao mesmo assunto, com as presidenciais de novembro em pano de fundo. A guerra vai fazer dois anos e não se lhe vislumbra um final feliz

Bruxelas torceu o braço a Viktor Orbán e, no primeiro dia de fevereiro, o primeiro-ministro da Hungria levantou o veto ao pacote de financiamento de 50 mil milhões de euros para a Ucrânia. Os 27 mantêm a ajuda a Volodymyr Zelensky contra a invasão russa, que está prestes a completar dois anos. Até quando será possível manter as opiniões públicas favoráveis a tal solidariedade?

Do lado de lá do mar, o Congresso dos Estados Unidos vive num impasse. Apostado em despejar Joe Biden da Casa Branca, o ex-Presidente Donald Trump mantém o Partido Republicano renitente quanto a qualquer consenso com os democratas para ajudar Kiev, e a proposta de assistência não passa, ainda que vinculada ao endurecimento da proteção da fronteira americana.

Para explorar estes assuntos, são convidados deste episódio os jornalistas Ana França e Hélder Gomes, da secção internacional do Expresso, numa conversa conduzida pelo se editor, Pedro Cordeiro. A edição técnica cabe a Tomás Delfim.

O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.

Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do