País

PS e PSD travam qualquer ida de Marcelo à justiça após ameaça do Chega

Em causa está a ameaça de André Ventura de abrir um processo criminal contra o Presidente da República após as declarações de Marcelo sobre a reparação colonial.

PS e PSD travam qualquer ida de Marcelo à justiça após ameaça do Chega
MIGUEL A. LOPES

O PS e o PSD vão travar qualquer tentativa do líder do Chega, André Ventura, levar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa à justiça pelo que disse sobre as ex-colónias.

A informação foi confirmada pelos partidos ao Observador.

O Chega anunciou que podia vir a abrir um procedimento criminal ao Presidente da República, dizendo mesmo que tem deputados suficientes para o fazer, uma vez que é preciso um quinto do Parlamento. No entanto, para o processo avançar, tem de ser aprovado por dois terços.

Em causa estão as declarações do chefe de Estado num jantar com jornalistas estrangeiros, na semana passada. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que Portugal “devia pagar” pela escravatura e a era colonial.

Após as declarações, o líder do Chega acusou Marcelo de trair os portugueses.

"O senhor Presidente da República traiu os portugueses quando diz que temos de ser culpados e responsabilizados pela nossa História, que temos de indemnizar outros países pela História que temos connosco", disse na sessão solene que assinalou os 50 anos do 25 de Abril de 1974, na Assembleia da República.

Para além desta ameaça, Ventura já avançou no Parlamento com um voto de condenação ao Presidente e pediu o agendamento de um debate de urgência na Assembleia da República, para que o Governo esclareça se está a ser equacionada a atribuição de eventuais indemnizações às antigas colónias.

"A História é o que é. Eu tenho orgulho nela. O Presidente não tem. O Presidente é que está mal", declarou, antes de anunciar que está já a pensar "noutras iniciativas parlamentares sobre esta matéria".

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do