País

Reparações a ex-colónias: direita critica declarações de Marcelo

O Governo afirmou que "não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito" de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará "pela mesma linha" de executivos anteriores.

Loading...

As novas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o ressarcimento das antigas colónias voltaram a gerar criticas da direita ao Presidente da República. O Chega vai mesmo apresentar um pedido de condenação a Marcelo na Assembleia da Republica.

O tempo vai passando e as críticas ao Presidente da República, cujo pai foi governador-geral de Moçambique, vão subindo de tom.

Críticas ao apelo do chefe de Estado, 50 anos após a queda do regime fascista, de reparar as ex-colónias.


Sobre esta matéria, o Governo não podia ser mais claro. Em comunicado, Luís Montenegro frisou:

"Não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com esse propósito (...)". A linha do executivo é e será sempre a de "aprofundamento das relações mútuas, respeito pela verdade histórica e cooperação cada vez mais intensa e estreita, assente na reconciliação de povos irmãos."

De viva voz, o líder da Iniciativa Liberal responde, de forma pouco abonatória, ao Presidente da Republica.

O Chega, que já tinha sido contundente sobre a questão, na sessão solene do 25 de Abril no Parlamento, anuncia agora em comunicado que, esta semana.

O partido liderado por Ventura, chamará também ao hemiciclo o chefe da Diplomacia nacional, para saber se houve ou há, a este propósito, algum pedido dos Estados lusófonos a Portugal.

Últimas notícias
Mais Vistos do