País

Ministra da Saúde não traça limites nas negociações com sindicatos dos médicos

Ana Paula Martins garante que o diálogo com os sindicatos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde é do interesse do Governo.

Loading...

Os sindicatos dos médicos estão a preparar as propostas que vão levar para a primeira negociação com a nova ministra da Saúde. Já Ana Paula Martins diz estar empenhada em chegar a um acordo.

Numa conferência onde que foram discutidas propostas para o futuro da Saúde na Europa, a Ministra garantiu que o diálogo com os sindicatos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde é do interesse do Governo.

Contudo, Ana Paula Martins não quer, para já, impor limites ao que o Governo poderá ou não vir a negociar com os profissionais.

Futuro da Direção Executiva do SNS

A ministra da Saúde tem nas mãos o futuro da Direção Executiva do SNS. Na semana passada, deu 60 dias a Fernando Araújo para apresentar um relatório com as principais medidas adotadas pela Direção.

O socialista Álvaro Beleza pegou num exemplo de fora para justificar o que deve continuar cá dentro. Refere que o sistema de saúde inglês possui um diretor-executivo há 70 anos, pelo que entende que Portugal já devia ter adotado esse modelo há mais tempo.

E sem perder tempo, o conselho nacional da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) esteve reunido este sábado, em Coimbra, para definir as soluções que vão ser apresentadas na primeira reunião com Ana Paula Martins. Os aumentos salariais e a melhoria das condições de trabalho dos médicos continuam na lista de prioridades, mas não só.

A Federação Nacional dos Médicos diz que está do lado da solução, mas não pretende abdicar do que considera ser justo. A reunião entre os sindicatos e a equipa que agora comanda o Ministério da Saúde está marcada para a próxima sexta-feira.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do