País

Marcelo surpreendido com visão positiva que portugueses têm do 25 de Abril

O chefe de Estado afirma que fatores recentes da História - como as crises económicas ou a pandemia – poderiam ter alterado a perceção que os cidadãos têm da revolução que instaurou a democracia em Portugal.

Loading...

O Presidente da República ficou surpreendido com as conclusões da sondagem, divulgada pela SIC e pelo Expresso, que aponta que o 25 de Abril é o facto histórico mais importante para os portugueses. A sondagem do ICS/ISCTE indica também que apenas 10% dos inquiridos têm uma visão negativa do 25 de Abril.

Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve na apresentação pública deste estudo, admite que o contexto internacional, a pandemia e a conjuntura política nacional poderiam ter afetado a imagem que os portugueses têm da Revolução de Abril.

“Devo confessar que as expectativas que tinha eram muito menos positivas quanto à visão dos portugueses relativamente ao 25 de Abril”, reconheceu, esta sexta-feira.

“O contexto internacional com crises económicas sucessivas, com a pandemia não muito longínqua do momento que vivemos e, depois, com a conjuntura específica da sociedade portuguesa no momento que vivemos” são fatores que o Presidente da República pensou que “pudessem afetar a visão dos portugueses relativamente ao 25 de Abril”.

A sondagem em causa aponta ainda, por exemplo, que 81% dos inquiridos vê motivo de orgulho na forma como se levou a cabo a transição para a democracia, e que 59% considera que os responsáveis políticos do regime do Estado Novo deveriam ter sido julgados na Justiça.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do