Mundo

Guerra na Ucrânia: o pacote multimilionário dos EUA e o escândalo no governo russo

A Rússia está a intensificar a ofensiva na Ucrânia e Kiev responde com sucessivos ataques a refinarias e depósitos de combustível. Isto numa altura em que Putin está a ser "beliscado" por um escândalo no governo.

Loading...

Os ataques desta quarta-feira atingiram depósitos de combustível e instalações metalúrgicas em duas cidades no oeste da Rússia. Procuram travar uma máquina de guerra que está a intensificar a ofensiva na Ucrânia.

Kiev espera que o cenário possa mudar em breve com a chegada de mais ajuda. Bruxelas acaba de desbloquear a segunda tranche de financiamento para a Ucrânia, 1,5 mil milhões de euros que se juntam aos mais de 60 mil milhões, já aprovados pelos EUA. Também o Reino Unido anunciou esta semana o maior pacote militar de sempre para a Ucrânia e a Alemanha já prometeu enviar o terceiro sistema de defesa Patriot. Fora de hipótese está a eventual cedência dos cobiçados mísseis de longo alcance Taurus.

Na linha da frente, a Rússia está a ganhar terreno, mas a moral das tropas de Vladimir Putin está a ser beliscada por um escândalo no governo. O número 2 do Ministério da Defesa foi, esta terça-feira, detido. Timur Ivanov é acusado de ter aceitado um suborno e arrisca uma pena que pode chegar aos 15 anos de prisão.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do