Vídeo

Habitação para jovens, alojamento local e congelamento de rendas, o que vai mudar?

Consideradas pelo atual Governo como medidas erradas, o arrendamento forçado e os congelamentos de rendas vão acabar, o que agrada aos proprietários, mas preocupa os inquilinos.

Loading...

Na apresentação do programa, o Governo compromete-se a facilitar a compra de casa para os jovens até 35 anos, eliminando o IMT e o Imposto de Selo e ainda reverter medidas como a contribuição extraordinária no alojamento local.

No que diz respeito ao "Mais Habitação", que muitas críticas suscitou, com forte impacto no alojamento local, serão revogadas medidas como a contribuição extraordinária e os limites às licenças.

Consideradas pelo atual Governo como medidas erradas, o arrendamento forçado e os congelamentos de rendas vão acabar.

O programa do Governo agrada aos proprietários, mas preocupa os inquilinos. O movimento "Porta a Porta" considera-o o pior de sempre e acredita que agravará o problema da habitação e já têm a circular uma petição.

“Isto é um programa de confronto, que procura transferir para o privado os recursos públicos, procura pôr o Estado a subsidiar os grandes proprietários e a banca e que soluções efetivas não trás”, explicou, à SIC, André Escobar, do movimento Porta a Porta.

PSP e GNR

O Governo também assume como urgente e prioritário a dignificação das carreiras e a valorização dos salários das forças de segurança. No entanto, o programa não faz referência ao subsídio de risco, ou as negociações com a PSP e a GNR.

Neste programa de Governo, atualmente em discussão no parlamento, as Forças Armadas contam com o compromisso de aumentos salariais, especialmente nas categorias de Praças.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do